Tendo em conta que:

  • O vírus SARS-CoV2, de acordo com a bibliografia, possui propriedades de suscetibilidade ao calor semelhantes a outros coronavírus;
  • Os vírus termossensíveis inativam completamente em alguns segundos a temperaturas muito altas, por exemplo, 150° a 160°C devido ao calor e a taxa de inativação de cada registo é mínima, mensurável em aproximadamente 0,1 segundos;
  • Os coronavírus são completamente inativados em um minuto a 80°C de calor gerado pelo vapor seco, e a taxa de inativação do registo é de aproximadamente 10 segundos;
  • A carga viral do coronavírus pode ser parcialmente reduzida em um minuto a 65°C a partir do calor gerado pelo vapor seco;

Pode-se argumentar que o tratamento a vapor dos aparelhos Polti deve ser considerado eficaz na inativação completa do vírus SARS-CoV2 a uma temperatura de 80°C ou superior.

Com as temperaturas muito altas atingidas pelo Polti Sani System, a inativação é eficaz em tempos de exposição muito curtos (alguns segundos).

A eficácia viricida foi avaliada de acordo com a norma europeia EN 14476 (teste de suspensão quantitativa para avaliação da atividade virucida na área médica).

Com base nos resultados obtidos, na condição experimental adotada, o produto em análise causa uma redução maior ou igual a 4 Log (99,99%) contra a Influenza Humana A (H1N1) após 15 segundos de tempo.

A sanificação demonstrou a sua eficácia na desinfeção de uma superfície de trabalho previamente contaminada com os seguintes microorganismos: Escherichia coli, Staphylococcus coagulase negativo, Klebsiella pneumoniae e Proteus mirabilis.

Após o tratamento, não foi encontrado crescimento bacteriano nas superfícies.

Os testes mostram que o produto afetado mata 100% dos ovos e 90% dos percevejos adultos na primeira passagem. Em testes de campo, eliminou completamente a infestação de percevejos com uma série de tratamentos entre dois e três, e também conseguiu degradar a substância pegajosa que liga os ovos às superfícies, o odor dos percevejos e os traços de excrementos graças a uso combinado de vapor e HPMed.

A atividade bacteriídica contra duas estirpes de Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA), foi analisado em diferentes superfícies.

O uso por 30 segundos demonstrou ser eficaz na higienização de vários materiais, como aço inoxidável e uma mesa revestida com melamina, com uma redução na carga bacteriana de 4 logaritmos, enquanto no que diz respeito à cerâmica, Um resíduo bacteriano foi encontrado apenas para a cepa MRSA mais resistente (3 logaritmos).

O tipo de teste permitiu demostrar uma redução da carga bacteriana de 4log e, portanto, tanto, uma redução de até el 99,99%.

O produto afetado apresentou atividade em várias bactérias Gram-positivas e Gram-negativas e em diferentes tipos de fungos. A atividade antimicrobiana foi encontrada em equipamentos, ambientes e suportes inertes, como plástico, metal e vidro. Testes preliminares realizados em suportes inertes demonstram uma redução significativa de até 99,999% das espécies testadas..

Em condições operacionais padrão, a sanificação realizada implica uma redução da carga microbiana total de 91,6%, contra 88,8% no método tradicional de sanificação (produto químico).

30 segundos de tratamento com vapor seco superaquecido e HPMed demostraram ser eficazes na redução de 99,999% da carga microbiana para Gram positivos, Gram negativos, fungos filamentosos negativos, e leveduras. 30 segundos de tratamento reduziram os esporos em 97%.

A experiência em um contexto real mostra que é um método válido para higienizar ambulâncias, uma vez que reduz drasticamente a carga microbiana total presente nas superfícies.

Una gama de produtos de desinfeção a vapor

Polti
Sani System Check
Polti
Sani System Pro
Polti
Sani System Business

POLTI SA, Passeig Ferrocarril, 381, Pol Ind Cami Ral, 08850 Gava (Barcelona), Espanha – NIF A59435594. Registado no registo comercial de Barcelona, Folha B-6424, Volume 34782, Folio 50 – Tratamento de dados

*Testes e/ou estudos realizados por laboratórios independentes e de terceiros atestam que o Sistema Polti Sani System mata até 99,999% de vírus, germes, bactérias, fungos e esporos.