Tendo em conta que:
Pode-se argumentar que o tratamento a vapor dos aparelhos Polti deve ser considerado eficaz na inativação completa do vírus SARS-CoV2 a uma temperatura de 80°C ou superior.
Com as temperaturas muito altas atingidas pelo Polti Sani System, a inativação é eficaz em tempos de exposição muito curtos (alguns segundos).
A eficácia viricida foi avaliada de acordo com a norma europeia EN 14476 (teste de suspensão quantitativa para avaliação da atividade virucida na área médica).
Com base nos resultados obtidos, na condição experimental adotada, o produto em análise causa uma redução maior ou igual a 4 Log (99,99%) contra a Influenza Humana A (H1N1) após 15 segundos de tempo.
A sanificação demonstrou a sua eficácia na desinfeção de uma superfície de trabalho previamente contaminada com os seguintes microorganismos: Escherichia coli, Staphylococcus coagulase negativo, Klebsiella pneumoniae e Proteus mirabilis.
Após o tratamento, não foi encontrado crescimento bacteriano nas superfícies.
Os testes mostram que o produto afetado mata 100% dos ovos e 90% dos percevejos adultos na primeira passagem. Em testes de campo, eliminou completamente a infestação de percevejos com uma série de tratamentos entre dois e três, e também conseguiu degradar a substância pegajosa que liga os ovos às superfícies, o odor dos percevejos e os traços de excrementos graças a uso combinado de vapor e HPMed.
A atividade bacteriídica contra duas estirpes de Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA), foi analisado em diferentes superfícies.
O uso por 30 segundos demonstrou ser eficaz na higienização de vários materiais, como aço inoxidável e uma mesa revestida com melamina, com uma redução na carga bacteriana de 4 logaritmos, enquanto no que diz respeito à cerâmica, Um resíduo bacteriano foi encontrado apenas para a cepa MRSA mais resistente (3 logaritmos).
O tipo de teste permitiu demostrar uma redução da carga bacteriana de 4log e, portanto, tanto, uma redução de até el 99,99%.
O produto afetado apresentou atividade em várias bactérias Gram-positivas e Gram-negativas e em diferentes tipos de fungos. A atividade antimicrobiana foi encontrada em equipamentos, ambientes e suportes inertes, como plástico, metal e vidro. Testes preliminares realizados em suportes inertes demonstram uma redução significativa de até 99,999% das espécies testadas..
Em condições operacionais padrão, a sanificação realizada implica uma redução da carga microbiana total de 91,6%, contra 88,8% no método tradicional de sanificação (produto químico).
30 segundos de tratamento com vapor seco superaquecido e HPMed demostraram ser eficazes na redução de 99,999% da carga microbiana para Gram positivos, Gram negativos, fungos filamentosos negativos, e leveduras. 30 segundos de tratamento reduziram os esporos em 97%.
A experiência em um contexto real mostra que é um método válido para higienizar ambulâncias, uma vez que reduz drasticamente a carga microbiana total presente nas superfícies.